Pages

Subscribe Twitter Facebook

sábado, 19 de março de 2011


Miscigenação é  o tema do blog, e a minha missão é fazer o meu primeiro pots.  Pensei  no que postar ou em no que escrever e de qual forma escrever. Não sei, a dúvida paira eu digito eu apago e nada saí...
Então, por conta e risco, vou escrever e falar o que realmente penso sobre este assunto!
Somos uma mistura poética de almas misturadas que deu origem ao um Brasil de diversidade de cores, música, cultura e sabores. Pouco me importa a classificação das cores branco, preto ou amarela ou vertente que isso nos leva. Pois somos a própria miscigenação de uma herança de amor que ao longo da história entre batucadas  e gingadas, tradições, sofrimentos e conquistas se transformou em Brasil coração de uma nação! A minha nação!

Por Lilian Araujo

segunda-feira, 14 de março de 2011

Miscigenação

Não existe na atualidade nenhum grupo humano racialmente puro. As populações contemporâneas são o resultado de um prolongado processo de miscigenação, cuja intensidade variou ao longo do tempo.
Miscigenação é o cruzamento de raças humanas diferentes. Desse processo, também chamado mestiçagem ou caldeamento, pode-se dizer que caracteriza a evolução do homem. Mestiço é o indivíduo nascido de pais de raças diferentes, ou seja, apresentam constituições genéticas diferentes.
Esses conceitos, porém, são ambíguos, como o próprio conceito de raça. O filho de um alemão e uma sueca, por exemplo, não é considerado mestiço, mas sim alemão ou sueco, conforme o meio em que ocorrer sua socialização. O filho de um alemão e uma vietnamita, ao contrário, será considerado mestiço (eurasiano), seja qual for o meio em que se der sua integração. Popularmente, considera-se miscigenação a união entre brancos e negros, brancos e amarelos, e entre amarelos e negros, ou seja, os grandes grupos de cor em que se divide a espécie humana e que, na concepção popular, são tidos como "raças". Brancos, negros e amarelos, no entanto, não constituem raças no sentido biológico, mas grupos humanos de significado sociológico que o senso comum identifica por um traço peculiar -- no caso, a cor da pele.

ARAUJO, Priscila Mota de.Os povos no Brasil: miscigenação.Disponível em: http://www.coladaweb.com/historia-do-brasil/os-povos-no-brasil-miscigenacao.